A linguagem da criança é a brincadeira, isto é, ela aprende através da ação.

Nossos objetivos são a educação integral da criança, o desenvolvimento de sua autonomia, autoconfiança, responsabilidade e cooperação social. Privilegiamos valores, não somente conteúdos. Valorizamos na criança a curiosidade natural, a busca do saber, a conquista do seu próprio universo de conhecimento através da brincadeira.

Acreditamos que para uma aprendizagem bilíngue efetiva, esta deve ser iniciada na primeira infância e estar integrada ao ambiente social das crianças. A língua alemã acompanha nossos alunos do Jardim de Infância em todas as atividades. Na fase da aquisição primária da linguagem, elas não precisam de aulas específicas da segunda língua. O uso constante da mesma deve fazer parte do seu dia a dia.

Nossa proposta pedagógica baseia-se no trabalho de Maria Montessori, que coloca a liberdade e a individualidade da criança como pontos de partida. “Ajude-me a fazê-lo sozinho” é a diretriz principal da pedagogia montessoriana.

Até os 6 anos, a criança se encontra no período pré-lógico, fase em que valorizamos a aprendizagem informal através dos jogos e das brincadeiras, da música, dança e arte. Nessa fase, são colocados os alicerces para a construção de uma rede de possibilidades que formarão a base da aprendizagem posterior, rica e flexível.

 

O cotidiano na DSC

Jardim de Infância

 

Os alunos do Jardim de Infância são atendidos por uma equipe multidisciplinar, composta pelos seguintes profissionais: coordenadora, professoras da turma, de Música, de Educação Física, de Dança, professoras auxiliares e funcionárias. Os grupos são divididos em Maternal I (2 a 3 anos), Maternal II (3 anos), Jardim I (3 a 4 anos) e Jardim II (4 a 5 anos).

A língua e a cultura alemã acompanham nossos alunos do Jardim de Infância em todas as atividades. O currículo é implementado através de projetos desenvolvidos a partir de temas planejados pela nossa Equipe. Nesses projetos trabalha-se com pesquisas, dinâmicas de trabalhos em grupos, experiências em sala de aula, rodas de conversas e outras situações como as saídas pedagógicas, que estimulam a vivência das crianças no âmbito do projeto em questão. O mundo das artes, da música e da literatura, bem como as festas comemorativas típicas constituem atividades que oferecem vias de aproximação com esta cultura, que fará parte da vida escolar dos nossos alunos durante os próximos anos.

Uma das mais importantes diretrizes do trabalho no Jardim de Infância é o desenvolvimento da autonomia da criança. Levando em consideração o estágio de seu desenvolvimento individual, ensinamos às crianças a assumirem novas responsabilidades e a lidarem com situações que favoreçam o seu crescimento. Pendurar a própria mochila no gancho, cuidar dos seus objetos pessoais, entregar a agenda para a professora, relacionar-se com as crianças e os adultos, cuidar da higiene pessoal, pedir ajuda para tarefas mais complexas – são essas as situações cotidianas com as quais as crianças são confrontadas e em relação às quais os professores, no espaço escolar, e a família, em casa, têm que atuar como mediadores, e não como aqueles que fazem pela criança.

O desenvolvimento da autonomia é, por excelência, um trabalho sistemático de parceria entre a família e a escola. No início, esta pode ser uma tarefa desafiadora, especialmente para as famílias, mas trata-se de um trabalho conjunto que rende frutos maravilhosos em forma de autoestima e bem-estar!

NOSSOS HORÁRIOS

Jardim de Infância
Manhã: das 7h30 às 12h
Tarde: das 13h às 17h30

ATIVIDADES EXTRACURRICULARES
Capoeira · Judô · Ballet · Futsal · Inglês · Xadrez
 
Ensino Fundamental I

Ensino Fundamental I

A Pedagogia Montessoriana continua presente no Ensino Fundamental: a autonomia, a individualidade e a educação emocional são a essência de nossa filosofia.

Ensino Fundamental II

Ensino Fundamental II

Durante esta importante fase da vida escolar, os alunos são estimulados gradativamente a assumir mais responsabilidade em seu processo de aprendizagem.