Desde 2008, 120 crianças do 5º ano já participaram do Programa de Intercâmbio da Escola Alemã de Curitiba. Durante duas semanas as crianças frequentam a Escola de Rötgesbüttel, na Baixa Saxônia, morando e convivendo com famílias alemãs e vivenciando a primeira grande aventura de suas vidas.

O Programa de Intercâmbio teve início com a ajuda da família Römer cujos filhos frequentavam nossa Escola. A DSC buscava uma parceria com uma escola na Alemanha e essa família intermediou o contato com a Escola de Rötgesbüttel. Um telefonema e já no dia seguinte oficializou-se a parceria e este foi o início de um projeto de sucesso!

A primeira visita, em outubro de 2008, foi muito bem-sucedida, o que nos motivou a dar continuidade ao programa nos anos seguintes.

Como a Escola de Rötgesbüttel oferece vagas para dez intercambistas brasileiros, iniciamos uma nova parceria com a Escola de Ribbesbüttel que também foi um sucesso!

As visitas em Rötgesbüttel e Ribbesbütel são sempre em abril e as visitas dos alemães em Curitiba são em outubro.

Hoje só podemos imaginar o que essa primeira saída do seu mundinho significará para as crianças no longo prazo. O que notamos de imediato, no entanto, é como as crianças se expressam com muito mais naturalidade em alemão, como seu vocabulário nessa língua aumentou e se tornou mais refinado. Amadureceram a olhos vistos. A opinião das crianças?

 

Leia mais…