Nossa História

O Jardim de Infância da Escola Alemã de Curitiba – Kinderland – foi fundado no dia três de novembro de 1998 e nos primeiros anos funcionou em uma casa no bairro Jardim Social. No início, a maioria das crianças era de famílias alemãs envolvidas na vinda das empresas Audi e Volkswagen para o Paraná. A partir de 2001, porém, as crianças brasileiras passaram a constituir a maioria e o Jardim passou a ser bilíngue.

Em outubro de 2001, nos mudamos para uma casa maior, com uma extensa área verde, no bairro Bom Retiro. No ano seguinte, iniciamos a nossa primeira turma da Pré-escola, na qual os nossos alunos passaram a aprender a ler e a escrever em Alemão. No mesmo ano, foi aberta uma turma para aulas de violino. Desde 2003, aulas de Dança, Educação Física e Música também constam no nosso currículo.

Em 2005, fundamos a Escola de Ensino Fundamental na Avenida Desembargador Hugo Simas, também no Bom Retiro. O Ensino Fundamental está implementado em conformidade com a legislação brasileira e baseia-se também no currículo alemão do estado federado de Baden Württemberg.

Desde o final de 2014, a escola adotou o novo nome Deutsche Schule Curitiba (DSC) – Escola Alemã de Curitiba e passou a fazer parte da Weltverband Deutscher Auslandsschulen (WDA) – Associação Mundial de Escolas Alemãs e também do Programa PASCH (Partnerschule Deutschlands – Escolas Parceiras da Alemanha) do ZfA (Zentralstelle für das Auslandsschulwesen – Agência Central das Escolas no Exterior).

Em maio de 2016, a DSC obteve a autorização para aplicar a prova DSD I do Ministério de Educação e Cultura da Alemanha.

 

Infraestrutura

Professores

Seguindo nossa filosofia, os professores da DSC trabalham para que o conhecimento abra os horizontes dos alunos para outras culturas. Ao mesmo tempo, os estimulam a desenvolver o conhecimento de si mesmos e a confiar em sua própria capacidade.

 

Diretoria

A nossa direção mantém a identidade e os princípios da DSC em todas as suas ações, trabalhando para integrar alunos, famílias e escola, e desse modo atingir seu máximo objetivo: formar crianças e adolescentes capacitados para aprender a aprender sempre.

A direção administrativa e pedagógica da Escola Alemã de Curitiba está assim distribuída:
Diretora – Graciela Alvarez Sielaff
Vice-diretora – Cristiane Klas
Coordenadora do Ensino Fundamental – Lucía Alvarez
Coordenadora do Jardim de Infância – Marisa Janzen

 

Parceiros

ZfA

auslandsschulwesen.de
A Superintendência das Escolas Alemãs no Exterior supervisiona o trabalho pedagógico com mais de 100 colaboradores e 50 superintendentes. Cerca de 1.200 escolas particulares, das quais 140 Escolas Alemãs do Exterior, são apoiadas pela ZfA financeiramente e com o envio de professores ao exterior.

WDA

auslandsschulnetz.de
A WDA (Weltverband Deutscher Auslandsschulen – Associação das Escolas Alemãs no Exterior) representa os Conselhos de Escolas Alemãs no exterior. Para este fim, combinou-se o conhecimento de muitos especialistas locais, mas participando de uma rede global. Projetos locais são fomentados, nos quais os membros são apoiados e orientados em suas tarefas.

PASCH

pasch-net.de
PASCH representa a iniciativa “Escolas parceiras para o futuro”. São mais de 1.700 escolas no mundo todo, nas quais a língua alemã tem um papel relevante. PASCH é uma iniciativa do Ministério das Relações Exteriores, em cooperação com a Agência Central das Escolas no Exterior (ZfA), o Instituto Goethe (GI), o Serviço de Intercâmbio Acadêmico Alemão (DAAD) e do Serviço de Intercâmbio Educacional (PAD).

Grundschule Rötgesbüttel

grundschule-roetgesbuettel.de
Desde 2008, nossa Escola tem como parceira a Escola de Ensino Fundamental de Rötgesbüttel, cidade do estado de Niedersachsen. Anualmente as turmas de 5º ano viajam por duas semanas para a Alemanha, acompanhados por nossos professores, para frequentar a escola e se hospedar em casas de famílias alemãs. As crianças de Röttgesbüttel nos visitam com suas professoras, participam das aulas em nossa escola e são recebidos pelas famílias de nossos alunos.

Grundschule Ribbesbüttel

gs-ribbesbuettel.de
A partir de 2015, iniciamos uma parceria com a Escola de Ensino Fundamental de Ribbesbüttel, também localizada em Niedersachsen. Por duas semanas, nossos alunos de 5º ano participam da vida escolar e experimentam o convívio com uma família alemã.