depoimento intercâmbio Depoimentos dos intercambistas 2018 – alunos do 5º ano

Depoimentos dos intercambistas 2018 – alunos do 5º ano

Ananda

O que eu mais gostei na Alemanha foi da piscina. Eu também fui a um zoológico e ao Phaeno, um museu de ciência e tecnologia. A escola na Alemanha é muito bonita, mas é mais difícil que no Brasil. Eu acho que é mais complicada, porque é tudo em alemão. Minha família me recebeu muito bem e nós nos divertimos muito juntos! Eu nunca esquecerei essa viagem.

Ananda Domingos da Silva

Beatriz-Zanatta

Ir para a Alemanha foi muito bom para melhorar meu alemão. Eu aprendi muitas palavras novas e agora consigo entender melhor, quando as pessoas falam. Na Alemanha, há mais segurança, as casas em Röttgesbüttel não possuem muros. A minha família foi muito legal comigo e agora tenho muitos amigos na Alemanha.

Beatriz Zanatta Germer

Caetano

Eu tive muitas experiências legais na Alemanha, a primeira foi na escola, onde eu fiz vários amigos. Fizemos juntos muitos passeios: pela floresta, ao Phaeno (um museu de ciências), ao zoológico. Lá, eu vi um cachorro lutando com um tigre. Eu também escorreguei de um super escorregador na montanha e fui ao Takka-Tukka, um super-ultra-mega parque de diversões. Minha família foi muito legal comigo. Com ela e na escola aprendi novas palavras como "satt" (satisfeito) e "Patt" ("rei afogado" no xadrez).

Caetano Mathieu Graf

Laura-Castagna

A experiência do intercâmbio foi muito boa. Eu pude melhorar muito meu conhecimento em alemão e minha família hospedeira me "adotou" muito bem, assim como a escola. Na Alemanha, as cidades são mais seguras, podemos andar pela cidade inteira a pé, as casas não possuem muros. Nós fomos a vários lugares diferentes: ao zoológico de Hannover, onde meu animal favorito foi o urso polar; com a escola fomos à floresta e ao museu Phaeno. Na floresta, vimos girinos. Frau Möhle, nossa professora, sabe tudo sobre a floresta. Phaeno é um museu de tecnologia e ciência. Também fomos à piscina em Wolfsburg, onde nadei muito. No último dia, fui com minha família a um batizado, o que foi muito legal, já que nunca havia ido a um batizado antes. No aeroporto, todos choraram. Sinto muita saudade da Alemanha, e a minha família hospedeira e os meus amigos ficarão para sempre em minha lembrança.

Laura Castagna

Minha família hospedeira é muito legal e querida, eu ri muito com eles. A escola é grande, eu fiz muitos novos amigos e todas as aulas foram muito interessantes e engraçadas. Na primeira aula, eu chorei um pouquinho. Nós visitamos um museu que se chama Phaeno e é muito legal, porque os experimentos que há lá são muito interessantes. Eu certamente irei de novo para a Alemanha!

Nicolas Cimbalista de Alencar

Pedro

O intercâmbio foi muito interessante, a minha família foi muito simpática e minha mãe hospedeira sempre fazia bolos diferentes, que comíamos com grande prazer. Adorei a ideia de poder ir a pé a quase todos os lugares da pequena cidade onde moramos. Na escola, eu fui muito bem recebido por todos, fiz vários amigos e aprendi vários vocábulos. Na Alemanha, também fui a um parque aquático, ao museu Phaeno e a um restaurante ótimo. Todas essas experiências foram maravilhosas, tão maravilhosas, que eu nunca as esquecerei.

Pedro Owa Tubaldini

Stella

A viagem para a Alemanha foi muuuuito legal. O passeio mais legal foi ao Phaeno, onde me diverti muito com os experimentos. Também fui ao Takka-Tukka, o parque mais legal que já conheci. Minha família hospedeira me recebeu muito bem e eu fiz muitos novos amigos.

Stella Camilo Honorio da Silva

Sofia-Zanatta

A escola na Alemanha é bem diferente daqui. Só tivemos aula pela manhã e há duas pausas, mas a gente lanchava em um pequeno intervalo durante a aula. Achei isso engraçado.
Eu fui para a praia e a água era gelada. Ela também nem sempre estava lá. A água vai sumindo e depois volta, mas isso acontece bem devagar.
Minha família me ajudou muito com o alemão. Agora eu consigo entender melhor o que as pessoas falam. Agradeço muito a eles por isso.
O passeio mais legal que fiz foi para um lugar chamado Takka Tukka Land. Me diverti muito lá.

Sofia Zanatta Germer

Clara-Zanatta

Quando chegamos na Alemanha, as crianças alemãs e seus pais nos receberam com cartazes super bonitos. Isso foi muito legal.
A minha família era querida e me recebeu com muito carinho. No jardim, havia uma cama elástica, onde eu gostava bastante de brincar. Ao lado da cama elástica havia muitos coelhinhos fofos e eu adorava fazer carinho neles.
No primeiro dia de aula, fomos de patinete bem cedo e acompanhados por amigos para a escola. Essa experiência foi incrível.
Depois da escola, a minha família me levava para muitos passeios e excursões.
Do que eu mais sinto falta é dos amigos que fiz e da minha família alemã. Nunca vou esquecer essa viagem.

Clara Zanatta Germer

Laura-Dummer

A família que me hospedou foi muito querida comigo. Eles tinham um cachorro super fofo e no jardim havia um balanço. Eu e a Marleen gostávamos muito de brincar lá.
Eu senti muita saudade da minha família. Apesar disso, consegui ficar bem sem eles e aproveitar a viagem.
Uma das coisas mais legais que eu vivenciei foi a visita ao museu Phaeno, porque lá pudemos fazer muitos experimentos. O experimento de que eu mais gostei foi um em que aprendi sobre a vida dos animais.
Também gostei de ir para a escola. As aulas não eram difíceis e eram bem interessantes.

Laura Dummer Rocha