Aline Owa Tubaldini

No intercâmbio, eu fiquei na casa da família Koch. O nome da minha irmã de intercâmbio era Mara Koch. Ela tinha um irmão chamado Tonkey, mas eu insistia em chamá-lo de Tonkel, e uma irmã chamada Liska. A experiência de ir para a escola foi muito legal. Os passeios que fiz com a escola e com minha família foram interessantes, e, se pudesse, faria eles mais uma vez.

Aline Owa Tubaldini

Beatriz Bonamigo Barbosa

No intercâmbio, eu fiquei com a família Wolfram, que era uma família realmente grande. A irmã mais velha se chamava Tamina, tinha 10 anos e a segunda mais velha se chamava Hannah, minha irmã de intercâmbio tinha 9 anos. Os mais novos eram meninos: Samuel, 7, Linus, 4, Jonas, 3, e Michael, 11 meses. Eu fiz vários passeios interessantes, tanto com minha família quanto com a escola. Meus passeios favoritos foram quando visitamos uma mina e chegamos a 200 metros abaixo do nível da terra e quando visitamos o museu de ciência “Phaeno”. Eu acho que conseguiria ficar mais duas semanas na Alemanha. Foi uma experiência muito legal!

Beatriz Bonamigo Barbosa

Enzo Vecchi

Ir para a Alemanha foi uma experiência incrível, nós conhecemos uma nova vida. Eu gostei muito de Meine, cidade onde meu anfitrião Max morava. Também gostei muito do parque Heidepark, lugar onde fomos no final de semana, e da escola de Rötgesbüttel. Foi uma viagem única.

Enzo Vecchi

Amanda Neves e Felipe Cetenareski

Nós fomos os únicos a ter irmãos anfitriões do 4º ano. Eu, Amanda, fiquei com Tordis e o Felipe ficou com o Enrik. A experiência foi muito legal. Fizemos passeios com a escola, fomos a Goslar conhecer uma mina e a um museu de ciências interativo chamado “Phaeno”. A experiência foi única e inesquecível. As famílias foram muito carinhosas e gentis. A família de Felipe deu 10 pacotes de Haribo e 3 de Maoam a ele. Eu (Amanda) passei meu aniversário na Alemanha e minha família fez uma festa para mim, que foi muito legal!

Amanda Neves e Felipe Cetenareski

Frederico Voigt Bilski

Eu gostei muito de participar do intercâmbio, porque conhecemos uma cultura nova, e viver junto com e como nossos anfitriões alemães foi muito interessante. Nós fizemos muitos passeios legais, eu amei ir ao museu “Phaeno”. No final de semana, fomos passear em Berlin, o que achei muito legal. Foi uma experiência incrível!

Frederico Voigt Bilski

Frederico Voigt Bilski

O intercâmbio foi uma experiência incrível! Pude experimentar comidas novas, visitar lugares, etc. Um dos lugares que visitei foi o BADELAND, um parque aquático com várias piscinas, uma delas tinha até ondas! A escola também era bem legal. Nós íamos de ônibus público de casa para a escola. Nas segundas, a mãe da Julia nos levava, pois tínhamos coro após a aula. A comida da escola era gostosa, mas nosso lanche era o melhor, pois normalmente era pão com salame e vegetais ou maçã. Na escola, havia muitos brinquedos legais. Com a escola fomos ao “Phaeno”, um museu bem diferente dos que já conhecia.

Sophia Decotelli

Emily Hartmann Azevedo

A estada na Alemanha foi a melhor experiência da minha vida. Podíamos ir para a escola de patins, bicicleta, e andar normalmente. A família que me acolheu era muito carinhosa. A comida, tanto a de casa quanto a da escola, era muito gostosa. E na escola podíamos usar pantufas!

Emily Hartmann Azevedo